Who's amoung us?

terça-feira, 12 de abril de 2011

COMPARAÇÕES

Esse lance de comparações é complicado mesmo. Eu venho evitando de confrontar dados entre as prefeituras aqui, até por sugestões de clientes da minha empresa que, ao serem colocados em melhor situação, acabam ficando sem graça com relação a quem ficou para trás. Por questão ética, eles até têm razão, apesar do fato que, reforço, nunca nada fora sugerido por eles. Toda e qualquer comparação foi de minha única e exclusiva iniciativa.

EM MINHAS ANDANÇAS...

Acontece que, nas minhas andanças estado afora, prestando serviços para várias empresas de grande porte e prefeituras, acabamos vendo o quanto nossa cidade poderia estar em muito melhor destino. Itabira, desde a década de 90, é uma cidade superprivilegiada economicamente. Talvez, por mais bizarro que seja, pode ser também esta a desgraça que a meteu em tão baixos níveis de qualidade de gestão.

SHOW DE BOLA

No sábado passado, encontrei-me com um grande amigo na Cavalgada de São Gonçalo, que conhece muito de contas públicas. Ele elogiou a gestão do Nozinho pela qualidade extraordinária da festa de portões abertos e, para amenizar a má performance da nossa Itabira, tratou logo de justificar que Itabira tem "Pib  (Produto Interno Bruto) bem menor do que São Gonçalo". E é verdade. Se dividirmos as rendas anuais das cidades pela população, São Gonçalo detém cerca de 3 vezes mais dinheiro para investimento. É o novo eldorado da região e tem a sorte de contar com gestão séria e comprometida com resultados para seu povo.

E ESSA AGORA?

Só que, na mesma semana, havia recebido um press-release  (informativo para a imprensa) da assessoria de comunicação de Governador Valadares, também cliente nossa, comemorando o grande feito de terem conseguido revolucionar a educação no município, ao implantarem 50 Escolas de Tempo Integral, em toda a rede municipal de ensino. Valadares é uma cidade de extensa área territorial, contando com comunidades rurais (que eles chamam de córregos) a mais de 90 km de distância de estrada de terra da sede. Imaginem a logística de percorrerem todos os lugarejos para abastecer as escolas com 4 refeições ao dia, professores e tudo mais...

E nós com isso? Com relação à arrecadação, Valadares tem, praticamente, a mesma arrecadação que Itabira. Só que o município conta com quase 270 mil habitantes, que padecia com problemas crônicos de criminalidade, desequilíbrio orçamentário, enchentes, sofreu muito com a crise mundial, pelo fato da economia local depender muito do dólar americano, e tantas outros problemas mais. Ao seguirmos o  mesmo critério, que é de divisão da receita anual pela população, surpresa, Itabira é 3 vezes mais rica do que Valadares e, por aqui, só foi instalada 1 (umazinha) escola de tempo integral, chamada de Nota 10, que fora inaugurada há uns 2 ou três anos atrás e só recentemente começou a funcionar como o divulgado, ou seja, em tempo integral.

É mole!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.