Who's amoung us?

sábado, 30 de abril de 2011

Luta contra o despejo

Faz longos onze anos que os moradores do Bairro Drummond lutam bravamente pelo sagrado direito a moradia. Não venham chamá-los de sem terra, todas aquelas pessoas já a conquistaram e agora precisam ver garantido pelo poder público a manutenção da sua casa e a sua integração a cidade.

É verdade que por todo o Brasil o déficit habitacional coloca em situação difícil amplos setores da população que tem negado as condições para que possuam um local digno para morar. É uma ofensa em uma cidade como Itabira, detentora de uma arrecadação robusta, vejamos muitas famílias deixadas a margem dos direitos sociais.

No chamado aglomerado sem-terra, e nomeado orgulhosamente pelos moradores como Bairro Drummond, as mais de trezentas famílias que ali vivem, passam por maus lençóis. A ordem de despejo, desta vez sem muita margem para recurso judicial, decretou data para que as famílias retirem-se de suas casas.

Se faz urgente que toda a sociedade civil organizada, siga o exemplo dado pela Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano, e cerquem de solidariedade todas essas pessoas que se encontram agora em um momento crítico. É necessário exigir da Prefeitura Municipal que declare de utilidade pública aquela área, e que a desaproprie, o que é possível pela legislação em caso de propriedades que não cumpram a sua função social.

Antes de tudo está a dignidade humana, princípio defendido pela nossa Constituição. Não podemos aceitar que famílias sejam despejadas e jogadas na rua. A PMI além de garantir a desapropriação do terreno e passar a posse as famílias, precisa trabalhar no sentido de construir toda a infra-estrutura urbana para que ali se possa viver com dignidade, como saneamento básico, ruas asfaltadas, iluminação pública e centro de lazer.

2 comentários:

  1. Fala Guilherme,

    Recebi duas notícias bombásticas ontem à noite, que precisam ser confirmadas, antes de qualquer festa.

    A primeira é que o processo do despejo foi revertido pela justiça, dando nova orientação: desapropriação do terreno para legalização das ocupações.

    A segunda é tão bombástica que prefiro só publicar depois de confirmar para ter certeza. Dou uma dica, afetará em cheio o futuro do grupão.

    Parabéns pelo texto. Começou com pé direito.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que esta boa notícia se confirme, o caso é grave e necessita de solução pra ontem... Quanto ao elogio, fico feliz que o texto foi bem aceito.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.