Who's amoung us?

sábado, 30 de abril de 2011

Luta contra o despejo

Faz longos onze anos que os moradores do Bairro Drummond lutam bravamente pelo sagrado direito a moradia. Não venham chamá-los de sem terra, todas aquelas pessoas já a conquistaram e agora precisam ver garantido pelo poder público a manutenção da sua casa e a sua integração a cidade.

É verdade que por todo o Brasil o déficit habitacional coloca em situação difícil amplos setores da população que tem negado as condições para que possuam um local digno para morar. É uma ofensa em uma cidade como Itabira, detentora de uma arrecadação robusta, vejamos muitas famílias deixadas a margem dos direitos sociais.

No chamado aglomerado sem-terra, e nomeado orgulhosamente pelos moradores como Bairro Drummond, as mais de trezentas famílias que ali vivem, passam por maus lençóis. A ordem de despejo, desta vez sem muita margem para recurso judicial, decretou data para que as famílias retirem-se de suas casas.

Se faz urgente que toda a sociedade civil organizada, siga o exemplo dado pela Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano, e cerquem de solidariedade todas essas pessoas que se encontram agora em um momento crítico. É necessário exigir da Prefeitura Municipal que declare de utilidade pública aquela área, e que a desaproprie, o que é possível pela legislação em caso de propriedades que não cumpram a sua função social.

Antes de tudo está a dignidade humana, princípio defendido pela nossa Constituição. Não podemos aceitar que famílias sejam despejadas e jogadas na rua. A PMI além de garantir a desapropriação do terreno e passar a posse as famílias, precisa trabalhar no sentido de construir toda a infra-estrutura urbana para que ali se possa viver com dignidade, como saneamento básico, ruas asfaltadas, iluminação pública e centro de lazer.

MAIS UM AUTOR NO NOSSO TIME

Depois de anunciarmos aqui, que procurávamos autores para escrever conosco, o primeiro que se apresentou e que acabamos de convidá-lo é o Guilherme Magno Martins de Souza.

Estudante de Direito na Funcesi, Guilherme tem 20 anos e já atuou na diretoria do Grêmio Livre do Cefet-MG, quando morou, por dois anos, em BH. Mora no Bela Vista.

Seja super bem-vindo, Guilherme!
É muito bom termos aqui um jovem para representar a moçada, com tanto idealismo.

Aos demais interessados, mandem suas propostas para contatoitafq@yahoo.com.br e venham fazer parte do blogue coletivo que mais defende Itabira.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

PRA RELAXAR...

Presidente Dilma Rousseff fala sobre Bulling.

Bom final-de-semana!

AGENDA 2012 - II

Bom, se tivermos que escolher um, dentre os dois pre-candidatos do Projeto Agenda 2012, para prefeito e vice, escolho, de olhos fechados, o Banana.

O motivo é óbvio. Esse lance de deixar o Banana atrás é bem complicado... Para mim, não dá. Ops... não rola... ops... (tá osso)... não vale (ufa!).

AGENDA 2012

Lançada, ontem à noite, na Câmara Municipal de Itabira, o projeto político chamado Agenda 2012, proposto pelo PP e PT. 

Eu, particularmente, esperava que fosse mais um pré-anúncio de composição de chapa para disputar os cargos máximos do executivo itabirano, com o Neidson para prefeito e o Banana atr..., ops, como vice, quero dizer. 

Não foi exatamente, pelo menos, diretamente. Pelo que senti, eles optaram por comer pelas beiradas, digamos assim. Propõem a composição de um projeto de gestão, formulado com "participação popular", para depois, indicarem "os nomes para gerenciar este projeto para Itabira". Um tipo de eufemismo para abrandar o mau conceito popular da estranha composição, para futuro lançamento de uma chapa, composta com parte da oposição (PT), que abortou sua opinião e ideologia para se beneficiar com 2 ou mais cargos na Câmara Municipal, com o PP, onde está o principal pupilo prefeitável pela situação, o Neidson Freitas, autoqualificado como "embaixador do governador", segundo a Defato Online e sem qualquer questionamento da reportagem acerca desta autoclassificação (clique aqui para ler).


ARMEI UMA ARAPUCA, LÁ NA BEIRA DA ESTRADA...

A proposta é bem interessante e pode até ser bem aproveitada, com muito bom senso crítico. Quer dizer, desde que, deste projeto, nós, partícipes populares, possamos indicar os "gestores" (leia-se prefeito e vice-prefeito) de quaisquer partidos. Vale isso, pessoal? Ou querem que comemos só dentro da arapuca, onde estão os pré-candidatos do PT e PP?

Na fala do Neidson, ainda segundo a Defato Online, eles prevêem uma proposta de longo prazo, "que ultrapassa os quatros anos de mandato". Engraçado... já ouvi isso antes de colegas deles, do grupão. Parecem que não querem largar o osso mesmo... Larguemos o preconceito... Vamos adiante.

TRECHOS DA FALA DO NEIDSON. PRESTEM ATENÇÃO
"...o Partido Progressista juntou com o PT, no intuito de abrir portas para Itabira. Porque é isso que a gente precisa. Não é ficar com revanchismo político. É construir junto. Porque ninguém vai governar nada sozinho. Na hora que falo, primeiro o projeto, o nome é depois, porque escolher o nome é muito fácil.... a comunidade vai participar da decisão. Então é por isso que a gente deve ter o melhor projeto para Itabira. E aí sim nós vamos saber quem tá preparado, quem tem capacidade, quem tem conhecimento, quem tem experiência, quem tem condição de conduzir aquilo que a gente escolheu para nossa cidade. É assim". 

Fonte: Rádio Liberdade FM (clique aqui para assistir).


POIS ENTÃO...

Primeiro entendimento, é que nós (comunidade) que escolheremos o que queremos e, depois, indicaremos quem deve ser o tal "gestor".  Beleza, é isso aí. Tô com eles.
No segundo trecho grifado acima, o Neidson propõe que o escolhido deve estar preparado (para quê?), ter capacidade (de quê), ter conhecimento (ok), ter experiência (está muito subjetivo. experiência pode ser boa ou ruim, especifiquemos melhor...), ter condições de conduzir. 

Vamos partir do princípio de que ele queira ser "o indicado" e que se julgue o mais adequado às condições acima. Ao longo de sua carreira política (sua "experiência"), não vimos nele capacidade de ver e de cumprir com suas obrigações, enquanto foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores. 
Quais obras ele fiscalizou e apresentou para a população do governo que ele compôe? O que ele disse da devastação da Mata do Pico do Amor? O que ele disse da entrega da Unifei sem local para alimentação e do orçamento votado no primeiro mandato do João Izael, sem que a obra fosse iniciada no ano seguinte? O que ele apontou ou defendeu da contratação de empreiteira para manutenção de estradas rurais, sem licitação, alegando "Estado de Calamidade Pública", no processo conhecido de Nostradamus? O que ele contribuiu para que o prefeito cumprisse com a lei e com a determinação judicial para expor a lista dos servidores, protocolada pelo Sindsepmi, tendo o prefeito perdido a causa? Quem vai pagar a multa pelo descumprimento e o que ele cobrou? Por que ele apresentou uma pesquiza que gozava de 45% de intenções de votos para deputado federal e só conseguiu a metade? Seriam estas as vastas "experiências" que validam um bom candidato?

Se o esquema, ops, projeto político não é uma arapuca, que dele poderemos ter total liberdade de escolha e que devemos escolher candidatos com BOAS experiências, então o Neidson está pedindo voto para quem?
O Damon-PV, que é um dos mais cotados, não carrega bem consigo esta premissa, não porque tenha más experiências, mas porque nunca ocupou cargos públicos de relevância. 
O Banana-PT, em termos de experiência, é um dos que mais tem, porque já foi vereador, por dois mandatos, com boa atuação, séria e justa. Mas saiu-se mal ao abandonar suas ideologias em troca de cargos, ao compor com o grupão, que tanto bateu no PT e que ele tanto criticou. 
Se seguirmos este raciocínio, um possível candidato que melhor preencheria os quesitos acima vai acabar sendo o Reginaldo Calixto. Em termos de boas experiências, de capacidade administrativa e de condições de condução, diante da sua passagem pela Acita e pela provedoria do Hospital Nossa Senhora das Dores, tem provado melhores condições. 

Daí, seria o Reginaldo Calixto o elemento surpresa para tentar desbancar o melhor cotado e adversário maior, Damon de Sena? E o Bernardo Mucida, até então nova estrela que despontou nas eleições passadas, que foi atirado para escanteio nesta proposta? O PT itabirano enxergou e validou essa articulação do PP, para favorecer o Neidson? É articulação intencional de ambos partidos?

PROCURAM-SE AUTORES

Com o blogue em franco crescimento, estamos procurando autores para escreverem conosco, que tenham responsabilidade, ética, bom senso crítico e que amem nossa terra.

Seria super legal se conserguirmos um autor que representasse os alunos da Unifei e outro autor que tenha afinidade com o Grupão, para defendê-los, neste espaço democrático.

O Filhos-do-Cauê é um blogue coletivo, apartidário e livre.

Os candidatos a autores devem enviar suas propostas para o e-mail contatoitafq@yahoo.com.br. Analisaremos com atenção. Na dúvida de representatividade, podemos criar uma enquete para que vocês, leitores, escolham quem querem para representá-los.

Sejam bem-vindos!

SÓ BANDEIJAÇO PRA RESOLVER

quinta-feira, 28 de abril de 2011

NOVO RECORDE DIÁRIO

 Caramba! Por esta, não esperava. Ontem batemos um recorde de acessos, totalmente imprevisto e sem maiores explicações. 1086 acessos num só dia. Normalmente, um bom blogue de política oscila entre 200 e 300.

E mais, o texto que escrevi, o "Novo comportamento itabirano: fim do conformismo", que é longo, massante e pesado, bateu recorde geral de cliques: 343, em cerca de 22 horas de postagem. Entendi não.

De qualquer forma, agradecemos a todos por nos acompanhar, ou ter descoberto (?). E vamos, que vamos.

PERGUNTEM PRA ELES

Hoje, às 7 e meia da noite, acontece o lançamento do Programa Agenda 2012, da dobradinha PP e PT. Minha expectativa é que desse programa saiam os pré-candidatos à prefeito (Neidson Freitas) e vice (Alexandre Banana), podem ainda apresentarem a aprovação do projeto do Restaurante Popular, que será bem legal para a cidade.

É bem provável que eu não possa ir, porque tenho agenda em 3 cidades amanhã. Se algum de vocês puder dar uma chegadinha por lá, seria muito legal e bastante oportuno perguntar para os políticos do PP e agora do PT, incluindo-se aí o ex-presidente da Câmara Neidson Freitas-PP, o atual presidente Tãozinho Leite-PP, o vereador Carlinhos Sacolão-PP e o Alexandre Banana-PT, onde é que foram parar os vinte e tantos milhões de reais para a construção da Unifei, que o Banana  denunciou em sua última campanha, aprovada no primeiro mandato do governo do João Izael, sem que nenhum tijolo fosse erguido. Só bem depois que ela começou a ser construída, em outro orçamento fiscal. Pelo menos o Neidson, Carlinhos e Tãozinho têm obrigação de saber, afinal são fiscalizadores municipais da bancada do Prefeito.

A pergunta tem razão de ser exposta, porque essa turma do grupão acaba de entregar a primeira etapa do prédio da Unifei para funcionamento, sem restaurante e sem lanchonete, num local totalmente isolado e sem recursos, para alunos que estudam por lá o dia inteiro. Tá osso. Literalmente.

Nesta semana, nobres edis, um vendedor ambulante de cachorros-quentes, depois de vender todo seu estoque, teve que negociar pão com molho, até não restar nenhuma gota. Se o campus não fosse tão distante e a passagem tão cara... até que dava para aguentar.

MUNDO SURREAL


Tem base não... Muito engraçada a situação. Não há como não rir. 

Mas isto é só uma mostra de como é que algumas pessoas mais limitadas, que representam a grande massa brasileira, interpretam e compreendem os fatos e atos. Pouco ou nada vale a realidade do que se comunica. Vale mesmo é como o povo entende. Graças a isso, que temos tantos políticos sacanas no poder. 

Educação é a grande sacada e a única saída.

Senhores vereadores, CADÊ A REUNIÃO DE COMISSÕES?!?

Fui informado que nesta quarta-feira, pela terceira semana consecutiva, os vereadores não realizaram a Reunião de Comissões. Isso é verdade ou é apenas um "factóide"? Algum vereador, pelo menos, apareceu para dar alguma satisfação aos cidadãos que foram até a Câmara Municipal? Quando será que a Câmara vai voltar a realizar as Reuniões de Comissões? O Projeto de Lei 82/2010 e vai ser "engavetado", vai ser discutido abertamente com os as pessoas e as entidades civis interessadas ou vai ser aprovado sem ser discutido com os cidadãos nas Reuniões de Comissões?!?

Reunião do CODEMA - Nesta quinta-feira, dia 28/04/2011, às l6 horas no Auditório do SAAE

Reunião do CODEMA - Nesta quinta-feira, dia 28/04/2011, às l6 horas no Auditório do SAAE - Rua Nossa Senhora do Carmo nº l48 Bairro Pará - Assuntos Pautados: Licença de Operação MODERN DESIGN DO BRASIL LTDA; Licença de Operação Corretiva CALHAS ITABIRA; Apresentação da VALE: DETONAÇÕES NAS MINAS. 2º Informes: Autos de Infrações e Notificações emitidas; Qualidade do ar. 3º Assuntos Gerais. - INFORMAÇÕES ENVIADAS POR Francisco Carlos da Silva, representante da Interassociação no CODEMA.
Leiam algumas informações sobre a última reunião do Codema em http://www.alemos.com.br/pg.php?cat=outros&&id=2787

quarta-feira, 27 de abril de 2011

NOVO COMPORTAMENTO ITABIRANO: FIM DO CONFORMISMO

Aqueles tempos em que o itabirano era conformado, submisso e temeroso acabou. A qualquer insatisfação, os cidadãos vão para as ruas e colocam suas caras, sem medo e sem dó. São reações sem precedentes na história política da cidade e, porque não dizer, da região.

Aquela "magnânima" receita da "imprensa" pitbull banguela, contratada pelo assessor Fernando Silva, de rosnar e ladrar, não funciona mais. Não adianta nem tentar editoriais manipuladores. É o fim de um tempo e de uma estratégia sacana e perversa.

O que deu errado? Primeiro, a franca decadência dessa pseudoimprensa em função do descrédito popular, porque pesaram a mão, abusaram da boa fé e fizeram vítimas demais, de várias famílias, criando a aversão popular contra este modelo. Uma saturação natural, crescente e sem volta. Segundo motivo da decadência, por causa dos avanços das tecnologias de informação, ao ofertarem muitas ferramentas de relacionamento social (Orkut, Facebook, blogues e portais de notícias), que não se pode comprar com sujo dinheiro, livres das mãos de manipuladores. Terceiro, a elevação intelectual e cultural do nosso povo. Somos mais estudados e conhecedores dos nossos direitos. Por incrível que pareça, o domínio não veio da oposição, ou "dos contras", como gostam de nos qualificar. Veio da massa.

Telas de redes sociais que discutem, criticam e denunciam o governo municipal.
É chegada a hora da imprensa verdadeira e dos políticos de se autoavaliarem. Por parte da imprensa, só permanecerá no mercado, quem expor as notícias nuas e cruas primeiro na web e rádios. Os demais meios de mídia só sobreviverão, se trouxerem análises críticas verdadeiras, firmes e precisas. Quanto mais lento, melhor análise terá que oferecer.  Aos políticos, só valerá a coerência e boa fé. Não queremos super-homens, nem salvadores da pátria. Queremos austeridade, seriedade de gestão. Só isto.

E quem sentencia isto? Não sou eu. É o povo. Tem dúvida? Então acompanhe o raciocínio:


OS PRIMEIROS ATAQUES

Tenho acompanhado as manifestações populares contra o grupão pela mídia afora.  

As manifestações começaram tímidas e pontuais. Até então, o itabirano temia por represálias e pelos ataques da pseudoimprensa pitbull,  comandada pela assessoria de comunicação. Este protesto ao lado (clique aqui para ler mais), de uma moradora da rua Dona Eleonora, foi um dos pioneiros.


VEREADORES SE REBELAM, DEPOIS RECUAM E SOFREM AS CONSEQUÊNCIAS

Em março de 2010, um grupo conhecido como Engesseis, composto por 6 vereadores - José Celso (PR), João Grande (PR), Solimar (PSDB), Sebastião Leite (Tãozinho) (PP) , Paulo Chaves (PSDB) e Elson Sá (PMDB) -, se redimiu com seus eleitores e abriu várias feridas no governo. Provavelmente, a pior, foi a votação do novo limite de 10% de remanejamento do orçamento direto pelo prefeito, quando antes era de 35% sem ter que consultar os vereadores. Meses depois, o governo reagiu, mudou o secretário de governo e recuperou a câmara, deixando os eleitores perplexos e insatisfeitos com os vereadores dissidentes. 

Desde então, a qualquer sinal de manifestação, eles tremem nas bases, desmarcam ou adiam reuniões e se esquivam feio do povo.

MÁ RELAÇÃO COM OS SERVIDORES

Praticamente, durante todo o mandato do João Izael, a relação com os servidores sempre foi tumultuada. No início, o governo enrijeceu e recusou o índice pleiteado pelo Sindsepmi. O sindicato reagiu e pediu a listagem dos servidores. Nova queda de braços: o governo não aceitou expor, foi alvo de ação judicial, perdeu e teve que expor tudo, com direito a multa de R$ 174 mil, que deve ser paga pelo prefeito, por ter descumprido, deliberadamente, uma determinação judicial e a Lei. Agora, mais conformado depois das denúncias de cargos-fantasmas e sem recurso, cedeu e, pelo que se noticiou, deve atender ao sindicato com mais abertura e respeito.

MOVIMENTOS POPULARES ORGANIZADOS POR CIDADÃOS COMUNS

Foto: Ester Braga / Opinião de Itabiran
No dia 31 de janeiro passado, jovens integrantes do fórum de discussões "Opinião de Itabirano", do Facebook, articularam e partiram para as ruas contra o aumento das passagens de ônibus.  Desta vez, um movimento genuinamente popular, sob a iniciativa exclusiva dos integrantes do fórum e sem maiores apoios de políticos de oposição. 

Novo movimento que tirou mais um naco no corpo oficial. 

Satisfeitos com os primeiros resultados, a moçada partiu para a Câmara de Vereadores, deixando os vereadores governistas atônitos. Eles cresceram, ganharam força e se mantém em plena atividade. O fórum já conta com 270 membros ativos, que participam espontaneamente, sem vinculações partidárias, nem premissas de oposição. Atuam, porque querem uma Itabira melhor. Atuam, porque estão indignados e descrentes com a política.
Enfim, é uma moçada que parece ter trocado o besta discurso de "não gosto de política", para "não gosto dos políticos".

E MAIS MANIFESTAÇÕES GENERALIZADAS

Do universo político de ataque ao governo, as manifestações rompem as barreiras atingindo membros do grupão e até assuntos privados, tratando como se o governo fosse co-responsável. Na semana passada, a vítima foi a MD Predial, empresa que tem como um dos diretores o ex-secretário de obras do governo Ronaldo Magalhães, o Émerson Alvarenga Barbosa (Gui).

Em pauta, os empregados em greve por aumento de salários, contando com apoio dos sindicatos, em protestos nas ruas. Com semelhante reação, a MD resistiu, fez queda de braços e depois cedeu, tal como fez o governo do João Izael, com os servidores.

Antes de ontem, foi a vez dos Sem-Terra do bairro Drummond que, ao serem comunicados do despejo da ocupação, foram para as ruas, contando com o apoio do sindicato Metabase, Diocese, Igreja Metodista, Dep. Padre João e entidades de fora.

UNIFEI: BARRIL DE PÓLVORA

Ontem, quase que surge mais uma manifestação, que deveria ser a facada de piedade no corpo agonizante oficial, porque viria exatamente da única meia realização do governo, em 7 longos anos.

Os alunos da Unifei, revoltados com os altos preços das passagens; altos custos de moradia na cidade, por causa da especulação imobiliária nos aluguéis e da falta de restaurante e lanchonete no novo prédio, partiriam para as ruas com novo apitaço e palavras de ordem, reivindicando meio passe de transporte e um restaurante no campus. Foram acalmados pela reitoria e orientados a aguardarem um retorno do ofício enviado à prefeitura. Em outra oportunidade, já haviam enviado ofício para o vereador Carlinhos Sacolão-PP, para pleitearem o meio passe,  mas sem qualquer retorno.

Temos que convir e admitir que a vinda de uma Universidade Federal para a cidade deve ser comemorada. Mas o governo municipal tem que entender a real magnitude deste compromisso, que vai muito além dos discursos políticos e da entrega parcial e atrasada de um prédio. A Unifei já está em atividade há anos, com penosos improvisos para os alunos. Desde o tempo que Alexandre Banana foi vereador, já havia sido votada uma verba para a construção da Unifei e cadê o dinheiro daquele exercício? E o Banana, de volta ao cenário, o que pode nos dizer disto?

Na Unifei, os alunos estudam, praticamente, em tempo integral, numa longínqua localização, totalmente isolada e sem outras ofertas de alimentação. Não há menor condição de se instalarem, onde não há local para se alimentarem, ao longo do dia de estudos. Um erro absurdo e até mesmo irresponsável.

Na fala do pró-reitor, Luiz Gonzaga de Souza, ao Diário de Itabira, está planejada a construção de um restaurante na universidade, só que não informou quando e, o pior, não será um restaurante universitário com preços subsidiados, como nas outras escolas federais. Será um "restaurante comercial normal". Por que dessa decisão? Por que Itabira, que tanto contribuiu com seu ferro para o país, não merece iguais condições? De quem são estas deliberações?

Vem aí, mais facadas nos bolsos das famílias dos estudantes. Péssimas acolhidas e péssima imagem refletida da cidade, Brasil afora.


NOVO COMPORTAMENTO: TOLERÂNCIA ZERO A DESGOVERNO

O que se pode comprovar, com tantos ataques e sem a atuação ou iniciativa direta dos membros do PT (chamados na campanha do João de baderneiros e hoje componentes do governo municipal), PCdoB e demais políticos de oposição, é que o itabirano não tolera mais tantos desmandos, tantos desgovernos, tanta gente sacaneando as instituições.

Hoje, a população tem mais estudos e conhece bem mais seus direitos. Aquela descabrosa proposta do prefeito, para a aprovação da Lei do Monopólio dos Outdoors, para favorecer  uma única empresa de publicidade, depois que tanto batemos, está engavetada. Graças a Deus e que assim seja!

Se o povo continuar firme com este comportamento ativo, não restará outra saída para os políticos atuais que não seja cumprir com as leis e com seus deveres e obrigações, para uma Itabira mais justa, mais próspera para todos e não para uma panelinha do grupão. Tolerância zero para especuladores, sacanas e oportunistas! É isso aí.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ONDE ESTARÁ WALLY?


Agora está bemmmm mais fácil. Não viram ainda??? Ali, ó. Logo ali, atrás da menina de blusa azul. Não viram? Então deixa pra lá. Melhor para quem quiser vê-lo é ir ao seminário do Programa Agenda 2012. Será que é para anunciarem que o sumido Wally será candidato a prefeito, com o Banana atrás? Ops... pegou mal. Como vice, quero dizer.

À título de ajuda, fica a dica. Sugerimos ao marqueteiro-mór, Peron Colombo, para fazer um banner de uns 10 metros de altura, do Wally com seu chefe no gabinete do governador, na Cidade Administrativa, só para calar a boca desses filhos-da-p..., ops, Filhos-do-Cauê, gente! Descupem aí. Estou às voltas com este teclado do novo notebook.

P.S: Deixo mais uma dica. Só não vale usar a mesma foto usada naquele panfleto de campanha, que colocava o Neidson com 45,2% de intenções de votos e bem acima do Anastasia, que aparecia com 37%. Pega mal.

AGENDA 2012


O Partido dos Trabalhadores e o Partido Progressista promovem, no dia 28 próximo, um seminário para lançamento do Programa Agenda 2012.

Muito estes partidos têm que explicar para todos e mesmo justificar o que eu qualifiquei como enxerto sem possibilidade de frutificação, não tanto por parte do PT, mas pelos péssimos exemplos do PP na cidade, até então. 

Torço para que eu tenha que pagar língua e que esta estranha composição resulte numa frondosa e frutífera árvore para saciar nosso povo. De ganho concreto, até o momento, contabilizo só uns 2 ou pouco mais carguinhos para o PT. Dias atrás, uma surpresa, um broto que está prestes a florir, que é o Restaurante Popular, cujo principal responsável pela iniciativa é o diretor da Câmara, Alexandre Banana-PT. 

Fico na torcida, mas ainda muito cismado e de nariz torcido... Sei não...

Padre X Prefeito. O pai da mentira é o Demônio!!!

João 8:44. Esse versículo deixa claro que aquele que mente é filho do demônio, diabo, capeta, Lúcifer, Satanás e outros nomes por aí. Desde pequeno aprendi que é feio mentir e papai do céu não gosta. Mas não é o que as nossas "artoridade" tem aprendido. A manchete do Diário de Itabira de hoje (26/04) deixa isso bem claro. O padre ouve uma coisa, aparentemente com testemunhas e o Procurador Municicipal não ouve e o desmente. Ou seja, quem está mentindo nessa brincadeira?? Prá quem não sabe da história, expliquemos: Reuniu-se no impenetrável poderoso gabinete do prefeito de Itabira algumas pessoas representando os sem-teto . Depois de muito blá-blá-blá, a pedido do Pastor Adilson, o Padre José Geraldo disse aos presentes que a palavra do prefeito era que não haveria despejo nenhum e que cortaria um dedo para que não fossem colocados na rua da amargura. Imediatamente, o procurador procurou o microfone e disse que o prefeito não disse aquilo, a secretaria Graça (Ação Social) também desmentiu o Padre. O Padre retoma o microfone e disse que SIM, o João falou SIM...
Bem, nesse pega microfone e desmente, pega e confirma, percebe-se claramente que há um mentiroso nesse meio e fica uma situação: Afinal, quem tá mentindo? O Prefeito, o Procurador, a Secretária ou o Padre? Será que João Izael seria capaz de cortar um dedo pelo povo? Será que o Padre não é temente a Deus e vai contra tudo que aprendeu? Será que o Gilberto cometeu uma burrice ao chamar o Padre de mentiroso? E a Secretária Graça? Para defender seu pupilo, prefeito João, chegaria a dizer que o Padre é um mentiroso?? Alguém nesse meio está sendo filho do capeta de acordo com a biblia... quem será? O chefe do Grupão já demonstrou seu lado religioso, soube muito bem como segurar a imagem da Santa quando ela passou por aqui, os integrantes do Grupão batiam palmas e pensavam: "Salve nosso chefinho, ninguém segura uma santa como ele". Vamos aguardar e ver quem é realmente o mentiroso e dependendo de quem for, melhor seria cortar a lingua, falaria menos besteira. Por falar nisso, lembro-me bem das palavras do Ronaldo Magalhães para os Sem-terra na época da campanha de seu pupilinho: "Não existe ninguém melhor em Itabira para resolver o problema dos sem-terra do que João Izael" ÊÊÊÊÊÊÊPPAA, mais um mentiroso na área!!!! Afffffhhhhh...

ESPIADA NO DISTRITO

Na sexta-feira passada, peguei minha moto e resolvi dar uma volta pelas estradas do distrito. Queria saber qual é o status do asfaltamento para o distrito de Senhora do Carmo, que havia uns 3 anos que não eu passava por lá.

Esse bendito asfaltamento começou no final do governo Ronaldo Magalhães e passou da hora de ser concluído. Segundo estudos que fizemos para a construção de um site para uma empreiteira, a cobertura asfáltica tem durabilidade média de 8 anos. Daí, era esperado que a parte iniciada no governo do Ronaldo já estivesse ruim, no final de sua vida. 

ATUAL SITUAÇÃO DO ASFALTO PARA O CARMO
Ao percorrer toda a estrada, até o distrito do Carmo, confirmamos que as obras estão quase no final. Faltam poucos trechos, mas, mesmo assim, não vi movimentação de máquinas.

Há uma parte, de uns 500 metros sem pavimentação próxima à fazenda do pessoal dos Couto, e outro trecho maior ainda, mas com boa parte da base adiantada. Dos trechos já pavimentados recentemente, pelo governo João, encontram-se sem sinalização e sem a devida conclusão. Percebe-se que, praticamente, o traçado original foi mantido, com fortes curvas e ausência de acostamento, na maioria dos trechos.

Com relação às partes asfaltadas há quase 9 anos, surpreendentemente encontram-se ainda em bom estado.
Dentro do Carmo, entretanto, é notável o desleixo do administador com as ruas principais. Há vários trechos em péssimo estado de conservação, que foram esquecidos há anos com defeitos que ninguém se prestou a corrigir. Ponto só para o secretária de Saúde, que mantem um PSF bem cuidado,  limpo e com uma ambulância nova, à disposição, estacionada na garagem.
Mais adiante, ao seguirmos pela estrada para Serra dos Alves e Mata Grande, percebemos que os trechos estão em bom estado de conservação, bem patrolados e encascalhados. Ao retornar pela estrada de Itambé, a partir da divisa com Itabira, fica patente o desnível de qualidade de conservação, a favor de Itambé, cujas estradas estão bem melhores. Na subida próxima da entrada para o Machado, foram despejadas pedras sem maiores cuidados, que fazem os carros e motos desgovernarem.

No geral, o pessoal responsável soube compreender a importância de boas estradas para o fomento do turismo itabirano, principalmente em época de feriado prolongado de Semana Santa.


ALÉM DIVISA

Ao virar a divisa com Itambé do Mato Dentro, segui para Cabeça de Boi (Santana do Rio Preto). Normalmente, este trecho vive em péssimo estado de conservação. Pela primeira vez que passo por lá, de uns 20 anos para cá, me deparei com uma estrada bem cuidada, nivelada e bem encascalhada.

Parabéns para o prefeito Wavel Dias por ter feito a cidade se redimir com Cabeça de Boi, que vivia abandonada. O distrito está uma graça, com dezenas de investidores construindo belas pousadas, num ambiente bem preservado e belo.

domingo, 24 de abril de 2011

DESABAFO... ABSURDO!!! LEIAM ABAIXO, COM ATENÇÃO!

"Nivaldo, segue um relato da minha vivëncia... Pelo amor de Deus. Se puder, fale sobre isso em sua coluna.
Meu nome é Fabiane Clemente e sou atleta do JIMI, defendendo a minha cidade de Itabira na modalidade agora, basketball. Já viajei varias vezes defendendo a minha cidade de Itabira na modalidade Volleyball, na qual a minha primeira participação foi aproximdamente há 16 anos atrás.
Precisava fazer este breve relato dos acontencimento do JIMI para que a comunidade Itabirana conheçam a realidade do esporte no nosso município.
Alguns atletas foram na 3ª feira dia 19/04, outros na 4ª. Feira dia 20/04 e a previsão de retorno está para o dia 24/04 (domingo). Ontem, dia 22/04, sexta-feira santa, os atletas que não teriam mais jogos a serem disputados (pelo menos alguns escolhidos pela comissão organizadora) teriam que retornar a Itabira no ônibus da Viação Santos as 21horas saindo de Sabará.
Os técnicos de duas modalidades das três que retornaram manifestaram a preocupação em retornar para Itabira à noite e solicitaram a comissão Organizadora que adiasse o retorno para o dia 23/04 na parte manhã, principalmente por questões de segurança dos atletlas, alguns até menores de idade.
A preocupação surge em virtude da péssima condição da estrada que temos (trecho Sabará – Itabira) e dos riscos que corriam os atletas de retornarem à noite nessa estrada além de chegarem muito tarde em Itabira e ainda preocuparem os pais. Sabemos que trata-se de uma BR extremamente perigosa e exposições deste tipo deveriam ser evitadas.
Diante do relato a Comissão Organizadora do JIMI ignorou o pedido, pedido este que também foi feito por mim, atleta, que solicitei pessoalmente o adiamento da viagem de retorno devido a todos os problemas que já conhecemos de estrada e ainda o agravante de termos que pegar um desvio em uma estrada super perigosa as 21hs para retornarmos para Itabira em pleno feriado. O pedido foi negado com a justificativa de que não tinha mais ônibus. Primeira pergunta que faço: Onde está a organização?
Se houvesse sensatez, todos retornariam no domingo, visto que os atletas não recebem nenhuma remuneração para defender o municipio com o coração e com a alma e nem água para disputar os jogos e uniformes adequados foram disponibilizados para os atletlas.
Houve revezamento de uniforme masculino e feminino com a diferença de algumas horas de jogo entre um e outro o qual não tinha condições nem de lavar para ser usado pela outra pessoa. É uma das poucas, ou talvez a única delegação que participa do JIMI, que não possui sequer um agasalho e não tinha sequer água e kit primeiros socorros para os jogos, pelo menos não havia para Basquete, Voleibol, Handbol, que teve que pegar garrafas pet de refrigerante vazias e encher antes do jogo para levar para os jogos.
O time do Futsal de Itabira tinha também encerrado sua participação no JIMI as 17hs do dia 22/04 e o time do basquete de Itabira teve que sair do último jogo as 20hs para ir embora no onibus das 21hs enquanto o time do Futsal masculino que já estava sem jogos para sábado e domingo poderia ter vindo no onibus para Itabira, mas por motivos omissos não foram convidados a retornar e retornarão somente amanhã, domingo. A questão era que nenhum atleta deveria sair de Sabará a noite, principalmente tendo que pegar uma estrada desviada e como era previsto, chegamos no trevo as 01h01min e não temos somente o Futebol em nosso município - apesar de sermos o país do futebol, Itabira já fez grandes atletas e pode fazer muito mais.
Durante a estadia em Sabará, foi disponibilizado 01 café da manhã, uma almoço e um jantar por dia. Estamos falando de jovens e adolescentes, que estão na prática de esporte, defendendo sua cidade, muitos da classe D e E, que ficaram sem café da tarde. Tinham que sair do jogo após o almoço e esperar o jantar. Não foi entregue nenhum lanche e nem tampouco garrafas de água mineral para a prática dos jogos.
O nosso município, conforme tabela divulgada, teve uma despesa de 3,3 milhões de reais em 2008 e eu gostaria muito de receber a prestação de contas do JIMI diariamente e por função, pois adiar a viagem de 48 atletas não deve fazer 'nem cosquinha' em um gasto de aproximadamente 3,3 milhões (2008), 3,1milhões (2007).
Na viagem, quando saímos de Sabará às 22h11min, ainda ocorreu que 2 atletlas que já estavam prontos para sair tiveram que descer do ônibus, pois a Comissão Organizadora contou 48 atletlas para ir embora e só há viam 46 lugares.
Durante a viagem, tensa e extremamente cansativa, pois a estrada não estava muito vazia, tivemos que parar, às 01h01min da madrugada, quando um atleta verificou que o bagageiro do ônibus estava aberto e imediatamente paramos para verificar se tinha havido alguma perda de mala. Uma atleta, pelo menos até o momento, não tinha identificado sua mala que possivelmente foi perdida na estrada.
Cheguei no Bairro Campestre às 03h06minutos.
Faço uma pergunta: Qual será o futuro do Esporte em Itabira, sem recursos e sem apoio?"

sábado, 23 de abril de 2011

TAMBÉM SOU CRISTÃO

Ontem, peguei minha moto e dei um giro por aí. Registrei algumas fotos para uma reportagem sobre o estado das estradas dos distritos. Rompi a divisa, alcancei Cabeça de Boi e retornei por Itambé do Mato Dentro.

Em pleno feriado, me darei folga, tal como a maioria dos senhores se permitiram, porque também sou cristão. É, ou não é?

Na segunda-feira retorno e publico aqui minhas impressões sobre o passeio.

Boa páscoa a todos e até já.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

100.000


16 AUTORES FORMADORES DE OPINIÃO!

613 POSTAGENS CRÍTICAS EM DEFESA DE ITABIRA!

E UM FUTURO MELHOR PARA NOSSA TERRA!

 (vide correção na seção de comentários)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PARTICIPE DAS REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABIRA!!!

Nesta quarta-feira, dia 20/04/2011, os vereadores da Câmara Municipal de Itabira cancelaram, mais uma vez, a Reunião de Comissões, que vinha sendo realizada normalmente há vários anos, sempre às quartas-feiras às 14 horas.
Conforme registrado pelo jornal "Diário de Itabira" (21/04/2011, página 3), "é a segunda vez consecutiva que um grupo de pessoas vai à Câmara participar da reunião de comissões e sai frustrado" e "Em relação ao que aconteceu ontem, não houve nenhum aviso aos navegantes", ou seja: os vereadores não informaram com antecedência, a ninguém, que a reunião não seria realizada - simplesmente "sumiram".
Outra observação feita pela equipe do jornal: "Não é ór falta de projetos que os vereadores estão deixando de realizar reuniões de comissões. O próprio Plano Diretor já justificaria as sessões - as únicas que permitem a participação popular...".
Ficam, então, algumas sugestões e algumas dúvidas:
SUGESTÕES => 1) Que nas próximas "reuniões ordinárias" (realizadas às 14 horas das terças-feiras, mas sem a possibilidade de os cidadãos se manifestarem) nossos vereadores anunciem a todos os presentes quando serão as Reuniões de Comissões; 2) Que as lideranças dos diversos segmentos da nossa comunidade questionem formalmente aos vereadores sobre os motivos de não estarem realizando as Reuniões de Comissões e solicitem a divulgação de um "Calendário" com as datas das próximas Reuniões de Comissões, principalmente as que tiverem incluídas na pauta as discussões sobre o nosso "Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Itabira".
DÚVIDAS => 1) Será que os vereadores de Itabira vão ficar sem realizar as Reuniões de Comissões por muito tempo? Até quando isso vai ficar assim? 2) As sugestões já enviadas para a Câmara Municipal pelos cidadãos e entidades desde o mês de fevereiro serão levadas em conta nas discussões do Projeto de Lei 82/2010, que propõe alterações em nosso Plano Diretor? Ou todos os interessados terão de reenviar suas sugestões no prazo estabelecido no "Calendário de Tramitação" desse projeto divulgado na semana passada (19 de abril a 3 de maio de 2011)? E você, que está lendo esse "post", já enviou suas sugestões para a Câmara Municipal? Você vai à Audiência Pública marcada para discutir as propostas de alteração ao Plano Diretor de Itabira, no dia 5 de maio de 2011? E você vai às próximas Reuniões de Comissões da nossa "Casa do Povo", quando elas voltarem a ser realizadas?

DISTRAÇÕES

Em solidariedade aos visitantes, resolvemos expor neste blogue uma galeria de fotos com alguns pontos turísticos da cidade que, talvez por distração do governo, foram esquecidas ou fechadas. Então, oferecemos nossas boas-vindas criando este espaço de distração, com estas montagens interessantes. 

Ah, caso se cansem de esperar, Cabeça de Boi e Serra dos Alves devem estar bombando.

Boa diversão e bom feriadão!








PREFEITURA DE ITABIRA: PRECISAM-SE DE TRABALHADORES

Segundo o portal de notícias Via Comercial (clique aqui para ler), os principais pontos turísticos itabiranos, dentre eles a Fazenda do Pontal, o Memorial Drummond e a galeria do Centro Cultural estarão fechados hoje e amanhã, em pleno início de feriadão.

Justamente nos dias em que a cidade pode receber visitantes, tudo estará fechado. Para quem aqui visitar, terá que esperar nas portas até sábado, quando serão reabertos. Enquanto isso, sugerimos aos turistas comprarem um tabuleiro de xadrez, ou um jogo de cartas, para jogarem paciência. Truco não vale, porque pode incomodar os funcionários em descanso. Que tal?

Esta nota do portal é tão bizarra quanto vermos um restaurante fechado para almoço. Mesmo depois de ajeitar 1155 boquinhas a mais no governo*, fora o Saae e Itaurb, ao que parece, ainda está faltando gente para trabalhar. Ah, sim, antes que me critiquem, disse para TRABALHAR, não para ocupar vagas, no esqueminha. Entenderam?



* O total de 1155 funcionários está distribuído entre comissionados, estagiários, contratados e terceirizados. Não estão incluídos os demais contratados e "indicados" políticos via Saae, Itaurb, agências, entidades filantrópicas, clubes... Soma que pode chegar a uns 2000, acreditamos.

PERTOS DA SOLUÇÃO

MAIS LENHA NA FOGUEIRA

 
Ontem, uma parte da ponte do rio das Velhas, na saída de BH, cedeu e causou transtornos para o já intenso tráfego da famigerada BR-381, em pleno início de feriadão de Semana-Santa. 

Ao que pareceu, até os santos estão conspirando e mandando o recado para que a duplicação aconteça logo. Os eleitores já não têm mais qualquer saco para desculpas dos políticos. 
Só lembrando, nas negociações da privatização da Vale, havia sido acordada essa bendita duplicação com os prefeitos da ocasião e com os governos estadual e federal.

AGORA VAI...

Para a sorte do Dnit, Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, nesta semana foi publicado o edital 087/2011, com o propósito de selecionar empresas de consultoria especializada para a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia, dos lotes 9 e 10 (trechos que cortam cidades do Médio Piracicaba, entre Nova Era e São Gonçalo). É a segunda tentativa, uma vez que são os mais complicados do projeto e que não tinham recebido propostas, no ano passado.
Todos os demais 8 lotes já foram projetados e aguardam apenas o início das obras.

Fonte: Defato Online.

E CADÊ O WALLY?

Sem querer pegar no pé do "assessor" do Anastasia, Neidson Freitas-PP, mas já pegando..., esta foi a segunda oportunidade perdida por ele, na mesma semana, para mostrar serviço. Afinal, ele alegou que havia topado ir para o governo do estado, para pleitear esta significante obra, para lutar pela revisão dos royalties (antes de ontem aconteceu uma importante reunião com o Anastasia e os prefeitos da Amig. Clique aqui para ler.) e para defender o meio ambiente. Até o momento, necas dele.

Daqui a pouco, os reais responsáveis fazem tudo sem ele e não vai sobrar nem discurso para ele. 

Será que ele emendou o feriadão e partiu para as baladas, como bem sugeriu um leitor do Filhos-do-Cauê?

Cadê o menino?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ATÉ QUE ENFIM...


Depois da Semana-Santa, os alunos da Unifei devem, finalmente, começar suas aulas no novo campus, construído pela prefeitura de Itabira, no mandato do João Izael, em parceria com o Governo Federal e a Vale. 

Novos tempos para a educação superior na cidade, com mais gente pensando e menos submissa. É isso aí!

PELO AUMENTO DOS ROYALTIES

ANASTASIA DEFENDE 4%

Ontem, às 3 da tarde, o governador Antônio Anastasia se reuniu, na Cidade Administrativa, com prefeitos associados à Amig - Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais. Dentre eles, estiveram presentes os prefeitos Antônio Martins (Toninho Timbira-Santa Bárbara), João Izael (Itabira), Geraldo Abade (Barão de Cocais), Gentil Alves (Rio Piracicaba), Saulo Campos (Catas Altas) e outros políticos interessados.

Segundo o Diário do Comércio (clique aqui para ler), o governador defende o aumento dos royalties para 4% sobre o giro bruto das companhias que exploram minério no Estado, ao invés de 2% sobre o lucro, como é cobrado hoje. Toninho Timbira, presidente da Amig, criticou a atual taxa: "Com uma alíquota de 2% sobre o faturamento bruto, acaba-se pagando 1,2% do preço final da jazida. No mundo inteiro não há nenhum negócio ou atividade econômica em que a matéria-prima custe 1,2% do custo final do produto".

Foto: Omar Freire. Imprensa MG
Foto: Omar Freire. Imprensa MG
ONDE ESTÁ WALLY?

Ao saber da notícia do encontro ontem, pelo Diário de Itabira, fiquei imaginando ver a foto do Neidson Freitas (Assessor do Governador? e defensor do aumento da Cefem), em pose, ao lado do governador e ídolo-mor. Aí, recorri ao portal oficial do governo estadual e baixei todas as fotos para ver se eu encontrava o Neidson... Não o vi (vide sítio oficial. Clique aqui).

Tudo bem que a Cidade Administrativa é bem grande, que há muitos andares e salas... Vai ver que saiu para tomar um cafezinho... ou, quem sabe, correu pro banheiro... ou, quem sabe ainda, não encontrou até hoje sua sala...

Putz, perdeu a melhor chance de justificar sua defesa pelo aumento, quando alegou ter aceitado o cargo de assessor do governador para defender os 3 pleitos dele (duplicação da BR-381, aumento dos royalties e defesa ambiental). Com o "poder" que ele tem, se eu fosse ele, demitiria o fotógrafo e todo o pessoal da assessoria de comunicação. Sacanagem...

JOGOS DE AZAR


PÉSSIMO MODELO

Num governo comporto por dezenas de partidos, cujas secretarias foram loteadas por compromissos políticos, acaba criando um modelo de gestão, que tem como epicentro os interesses mesquinhos pessoais  e partidários.

E quando o regente maior se furta a assumir seu papel de lider, culmina na desordem geral, no ostracismo, nos desmandos. Para ser prefeito gestor, de verdade, é necessário, de imediato, fazer a opção óbvia: a quem vai servir? Ao povo que o elegeu ou aos companheiros? Por mais equilibrado que seja, não há jeito de agradar a todos.

AQUI, NA TERRINHA...

Ontem li, na Defato Online um joguetezinho de empurra-empurra, que evidencia o atual cenário de falta de lider no governo municipal. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Zefferino, divulgou na imprensa que o Parque da Água Santa seria adotado pelo Saae de Itabira. Aí, o Élio Quadrado-PMDB deu logo o grito. Rebateu dizendo que ele não havia se comprometido com isso, que teriam que pensar muito e, em tom de deboche, classificou a indicação como ‘presente de grego’. Não bastasse isso, tratou logo de indicar a Secretaria de Turismo para abraçar o abandonado Parque.

Como vêem, sobram problemas sem solução e não se trata de falta de mão-de-obra e de gente. Faltam mesmo gente que queira trabalhar e um bom líder, com pulso firme.

COMPETÊNCIAS

Em Itabira, vivemos numa arena com jogos de batata-quente, cabo-de-guerra e de quedas-de-braço. Em cena, como participantes, os gestores e fiscalizadores municipais. Na claque, aplaudindo abestados, os eleitores, contribuintes e cidadãos. São típicos jogos de azar, nos quais o azar é teu.

Ao sermos lançados no jogo, nós ficamos a imaginar de quem seria a competência de assumir os parques. Seria legal se o Saae e/ou a Itaurb assumissem praças e jardins da cidade, para dar bons exemplos. Seria se as instituições estivessem equilibradas, enxutas e com seus deveres principais em dia. O Saae, por exemplo, tem um imenso desafio pela frente que é suprir a cidade com água, devendo ter que bombear águas do rio Tanque. Ambos, ainda padecem com fortíssimos indícios de cabides de emprego.

Então, ainda sobram várias secretarias afins, poderia ser do Desenvolvimento Urbano, ou do Meio Ambiente, ou do Turismo... Vejam só, não faltam opções de indicações, sinais de muita gente à disposição e sem vontade de fazer. E cadê o prefeito?

terça-feira, 19 de abril de 2011

FESTA DE DAR INVEJA

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CARACAS!!!

Puxa vida! Veja só esta notícia estarrecedora.



"Caro amigo Fernando Martins.
 
Venho por esse realizar meu desabafo, mesmo sabendo que vou continuar-me sentindo  a consciencia pesada devido a minha omissão.

 Quando inaugraram a concha acustica no Pico do Amor estive no local para conhecer mais detalhes da obra. 
Confesso que não agradei nada daquela intervenção naquele local que eu considerava que deveria permanecer intocável.
Mas o que mais me chamou a atenção foi justamente a falta de segurança no palco.
Apesar de amplo e com design arrojado, ao fundo possui apenas uma mureta de +/- 1 metro de altura , separando um fosso de 4 metros.
  Na época cheguei a comentar com minha esposa sobre o risco que a área oferecia e se ninguém havia percebido o problema.
    Ontem por volta do meio dia , ao dirigir-me a Copervale, deparei com a viatura do SAMU dirigindo-se ao memorial.
 Cheguei a comentar com funcionarios do estabelecimento comercial sobre risco que o Palco oferecia,  e voltei em direção a minha casa torcendo para ser apenas um caso corriqueiro nas dependencias do memorial.  
 A poucos instantes tive a infelicidade de saber sobre o acidente que vitimou  Lucas Cleidson Gonzaga de oito anos de idade.
 Ele sofreu TCE grave ao cair da  mureta ao fundo do Palco da concha acústica. Exatamente da maneira que eu havia previsto.
 Poder-se-ia dizer que foi omissão de minha parte, sim talvez eu tivesse alertado os caciques da Fundação Cultural ou PMI sobre o risco naquele local ermo, onde é impossível apenas um servidor municipal fiscalizar o transito de pessoas em vasta área.
Com certeza eles não me dariam ouvidos , pois sou "Persona Non Grata" , após minha  exoneração da Fundação Cultural  por motivos políticos  após as eleições municipais.
Minha indignação é :
 - Como o Corpo de Bombeiros liberou a obra dessa maneira ?
 - Será algum Engenheiro de Segurança da PMI não atentou para o risco iminente ?
 Eu tinha convicção que isso poder-se-ia acontecer!
Agora só peço a Deus para que o menino Lucas se recupere bem e que as autoridades corrijam essa grave falha.
 
Aloisio R. A. Junior"


Na sexta-feira passada, almoçava num restaurante de São Gonçalo, quando um amigo me lembrou que estas intervenções no Parque custaram cerca de 7 milhões de reais dos cofres públicos e que muito pouco ou nada fora feito, com destaque, pelo que se viu, para uma passarela construída com eucalipto e aço, a tal concha acústica e pequenas intervenções numas trilhas nativas.

Está aí a pergunta que não quer calar: o que foi realmente feito e quanto custou a obra? Cadê os vereadores e o que apuraram? 


Leiam mais na Defato Online e Via Comercial. Procuramos, também, no portal Notícias Uai e não encontramos nenhuma informação.

BEM À FRENTE

AUDIÊNCIA PÚBLICA


Semana passada aconteceu uma Audiência Pública em João Monlevade para a discussão da duplicação da BR-381. Participaram a sociedade organizada, membros do Dnit, deputados e prefeitos da região filiados à Amepi - Associação dos Municípios do Médio Piracicaba.

As obras de duplicação BR-381, segundo diretores do DNIT, começam já no ano que vem e, alguns trechos, estão previstos para conclusão em 2013, apesar do deputado Mauri Torres não acreditar nisto. Extensa e séria pauta, que os monlevadenses saem na frente, arregaçam as mangas e pôem as mãos na massa.

TEM COELHO GRANDE ATRÁS DO MATO

A preocupação dos monlevadenses é com o desvio de parte do trecho que retirará a BR de dentro da cidade e passará entre o município deles e Itabira, começando pela comunidade do Una (São Gonçalo) e saindo direto em Nova Era. Vide estudo abaixo.


O comércio de Monlevade se projetou bem por ser marginal da BR-381, favorecendo-a como pólo comercial regional. João Monlevade é menor que Itabira e tem menor arrecadação, mas seu comércio é muito concorrido e seu povo politicamente bem ativo e aguerrido. Há anos trabalhando na região, tenho observado que moradores de todas as cidades vizinhas preferem comprar lá. Nem os nomes das tradicionais lojas itabiranas são reconhecidas região afora.

O desvio da BR-381, se aproximando de Itabira, pode até não impactar tanto positivamente no comércio itabirano, mas, sem dúvida, ajudaria bem, pelo fato do novo acesso ficar dividido entre as duas cidades.

ENQUANTO ISSO...

Enquanto a carruagem passa, não se vê políticos locais, nem vi entidades afins (Acita e CDL), trabalhando e acompanhando o tema de forma concreta e séria, a não ser limitados nos vazios discursos políticos.

Fico imaginando no ano que vem, os politicozinhos vaidosos, malandros e safados daqui, em discurso de campanha, falando que garantiram a duplicação. É o que diz o ditado popular, depois da onça morta, até cachorro mija nela.

PUTEMBERG!


Putemberg... Essa foi phoda!

O senador e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), foi flagrado numa blitzen neste final de semana, no Rio de Janeiro, no Leblon, em companhia de sua namorada, dirigindo uma Land Rover com a sua CNH vencida.

E o pior, os policiais pediram ao senador para soprar o etilômetro, vulgo bafômetro, e ele se negou a atender, alegando que "uma vez constatado o vencimento do documento de habilitação e providenciado outro motorista para condução do veículo" já "dispensaria" o teste, se furtando das apreenções do veículo e dele.


Segundo o Estadão, Aécio foi multado em R$ 957,70, por recusar o bafômetro, e em R$ 191, 54, pela habilitação vencida. O senador foi liberado por não apresentar sinais de embriaguez, conforme alegaram os policiais. Mas, porém, todavia, contudo... se recusou a soprar o aparelhinho...

Foram dois flagrantes maus exemplos. É o que tenho dito aqui... Aécio cumpriu com dois produtivos mandatos no governo de Minas, mas começou a andar (ou permitir andar) mal acompanhado, achando que poderia dar cobertura para limpeza de nomes sujos da política itabirana e começou a abrir o bico contra o governo Dilma, para se projetar como presidenciável. Trajetória que vai resultar em franca queda. Bico grande e muito aberto, pesa e faz cair do galho.



domingo, 17 de abril de 2011

QUEM TIVER NOTÍCIA SOBRE QUANDO SERÁ A PRÓXIMA REUNIÃO DE COMISSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABIRA INFORME A TODOS

De acordo com o "Calendário de Tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 82/2010 (Alteração ao Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Itabira)" divulgado na última terça-feira, 12/04/2011, pelos nossos vereadores, seria(m) realizada reunião(ões) das Comissões da Câmara para "Análise técnica do projeto" no período de 12 a 18/04/2011. Porém, como os vereadores não realizaram a Reunião de Comissões prevista para a última quarta-feira (13/04/2011) às 14 horas E NÃO CONVOCOU OFICIALMENTE NENHUMA OUTRA REUNIÃO DAS COMISSÕES, ficou no ar uma questão: A CÂMARA MUNICIPAL VAI REALIZAR A REUNIÃO DE COMISSÕES NESTA SEGUNDA-FEIRA, 18/04/2011, OU O TAL "Calendário de Tramitação" JÁ NASCEU MORTO E SERÁ DESCARTADO?!? E, sendo assim, os cidadãos que compareceram à Câmara na quarta-feira passada querem saber também: Quando será a próxima Reunião de Comissões para que o "projeto de lei 82/2010" seja discutido abertamente com a comunidade? Haverá Reunião de Comissões esta semana, na quarta-feira às 14 horas, ou esta será novamente cancelada? De toda forma, deixo o alerta: MANTENHAMO-NOS VIGILANTES E QUEM TIVER NOTÍCIA SOBRE QUANDO SERÁ A PRÓXIMA REUNIÃO DE COMISSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABIRA INFORME A TODOS NÓS PARA QUE OS QUE PUDEREM COMPARECER ESTEJAM LÁ E BUSQUEM GARANTIR O DIREITO DE TODOS OS CIDADÃOS DE ITABIRA À INFORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM TODA E QUALQUER DISCUSSÃO RELATIVA AO PLANO DIRETOR DO NOSSO MUNICÍPIO (ARTIGOS 39 A 42 DO "ESTATUTO DA CIDADE" = LEI FEDERAL 10257 DE 10/07/2001).

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROCURAM-SE

PS: Esta arte ficaria melhor se fosse: Procuram-se. (risos)

Há muito tempo, venho me esforçando para encontrar boas notícias de realizações dos políticos locais. Após muita garimpagem, encontramos e publicamos aqui algumas poucas, dentre elas, a iniciativa do Ministério Público, com apoio do Governo Municipal, de retornar o Mercado Municipal às suas funções originais; a iniciativa do João Izael de homenagear o ex-vice Presidente da República, José Alencar, com o nome do prédio da Unifei, algumas iniciativas corretas do Tião da Antena e a grande tacada do Alexandre Banana ao tentar viabilizar o Restaurante Popular para Itabira.

Como podem notar, são quatro ou cinco notinhas apenas, ainda sem nada de concreto, distanciadas quase um mês uma da outra. Ao mesmo tempo, foram publicadas outras 60, a maioria puxando as orelhas dos responsáveis. Uma discrepância que precisa ser corrigida. Fica até chato, para nós blogueiros e críticos, porque acabamos nos tornando tendenciosos contra a situação.

Preocupado com a nossa linha, fiz buscas nos demais canais de mídia e não encontrarmos mais nada de valor, como também quase nenhuma denúncia ou crítica. Salvo a ida frustrada dos moradores do bairro Drummnd na Câmara, ontem. Fica parecendo que a gente só quer detonar e os outros mudos como comprados. Tentei de novo e necas. Chegamos ao cúmulo de vermos, com destaque, as "notícias" de mais uma nomeação para servidor da Fundação Cultural e outra que João Izael é novo membro do Conselho Municipal de Segurança.


Portanto, se algum bom cristão ou funcionário das assessorias de comunicação puderem nos ajudar, prometemos dar destaque aqui.