Who's amoung us?

sexta-feira, 8 de abril de 2011

FATOS, BOATOS E CONSIDERAÇÕES

Fato 1: Damon é um dos nomes mais cotados e melhores colocados para se candidatar a prefeito de Itabira, hoje, segundo o consenso popular.

Fato 2: Damon só venceria uma nova campanha se aumentar sua base política com qualidade, sem perder a ideologia de austeridade e sem exageros de compromissos, se vier a se candidatar a prefeito de novo.

Fato 3: Damon flui bem no meio popular (que é a massa e que mais interessa), tem baixa rejeição, mas tem que melhorar sua inserção junto à elite formadora de opinião, que, na dúvida de suas propostas, prefere o rechaçar preconceituosamente.

Fato 4: Num cenário polarizado, tanto do lado de Damon, quanto de todos demais partidos,  há pessoas boas e pessoas ruins. O que os difere, entretanto, é a quantidade de bons e ruins de cada lado e quais malefícios para a cidade essas pessoas fizeram. Como do Damon nunca foi situação, nenhum de seus seguidores fizeram mal à cidade, pelo que se pode perceber. Podem fazer mal à própria imagem. Pelo menos por enquanto. Já no polo oposto, percebe-se que quase tudo de ruim na política, com raríssimas excessões, polarizou no chamado Grupão.

Fato 5: Se Damon quiser disputar novamente a cadeira maior do executivo, deve considerar como sua derradeira chance. Não há muito mais espaço para errar, nem ser radical, nem se abrir ao ponto de perder o princípio ideológico da limpeza. Um fio de navalha (ou bisturi) danado, difícil de ter contato sem que se corte um pouco, para que logre êxito. A questão, portanto, é ver onde cortar, para doer menos e deixar menos sequelas.

Boato 1: Segundo o Diário de Itabira de ontem, está no ar um "namoro" entre o PDT e o Damon, para disputarem o próximo pleito, podendo, inclusive, vir a Cândida Izabel (viúva do Li e braço direito do João Izael) como vice.

Minha opinião: Vejo com muitos bons olhos a chegada do PDT, caso o boato seja verdadeiro, e já inclusive havia externado isso para alguns membros do PDT e do PV. Considero o PDT, de todos os partidos hoje alinhados no Grupão, o melhor, pelo fato dele contar com excelentes nomes técnicos para melhorar ainda mais o pedigree do grupo do Damon. É um partido que pode melhorar bem o acesso do candidato na elite formadora de opinião. Se pensarmos no PMDB, fica difícil, por carregar, muito fortemente, as imagens de retrógrados e de comprometidos demais com os apadrinhamentos. Se olharmos o PSDB, complicado também porque há nele lideranças com goelas largas demais e com poucos benefícios eleitorais. Se pensarmos no PT itabirano atual, piorou. Há muito sua reputação nunca caiu em tão baixo nível, com pouquíssimas chances de recuperação a tempo para o próximo pleito, que já será daqui um ano... Há outros partidos menores, que podem ajudar um pouco. Como vêem, restam poucas opções e algumas poucas terão que ser aliadas. Já a Cândida ser vice, considero complicadíssimo e improvável, porque ela é assessora direta e braço direito do maior representante do grupão e desafeto, João Izael.  Não só pelo preconceito, mas pela questão ética que ela teria que abortar e justificar depois. Não acredito que ela toparia pagar esse preço e nem acredito que agregaria valor.

11 comentários:

  1. Cândida, de vice!?!?!?!
    Sem chance.O PDT sim, mas ela no canto dela. A mesma coisa pro Ronaldo Magalhães.
    O PDT tem muitas outras pessoas mais indicadas e melhores.

    ResponderExcluir
  2. E se o Ronaldo Magalhães que saiu do PDT, passou por um tanto de partidos e retornar???

    Como ficará o Damon?

    ResponderExcluir
  3. ESSA ANÁLISE É BOA, MAS PECA PELA OBVIEDADE. SE OBSERVARMOS BEM NO NIVEL NACIONAL, O PT TEM A PRESIDÊNCIA E O PMDB TEM A VICE - ISSO VAI INFLUIR EM ITABIRA). NO NÍVEL ESTADUAL O PSDB TEM A GOVERNANÇA E O PP TEM A VICE - ISSO TAMBÉM VAI INFLUIR EM ITABIRA0, AINDA QUE AS FIGURAS QUE REPRESENTAM OS PARTIDOS AQUI NA CIDADE EM SUA MAIORIA ESTEJAM QUEIMADAS, DESGASTADAS É BOM FICARMOS ATENTOS QUE VÃO DAR MUITO TRABALHO; NA DISPUTA DE ESPAÇOS E NA GANA POR CARGOS. É CLARO QUE VIRÃO ORDENS EXPRESSAS DE BRASÍLIA E DA CIDADE ADMINISTRATIVA PARA QUE SE ABRIGUE ESSAS FIGURAS NAS CHAPAS QUE SE FORMAR PARA CONCORRER AO TERCEIRO ANDAR E QUANDO ESSAS VIEREM BOM ENTENDEDOR, MEIA PALAVRA VAI BASTAR.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Honestamente, acho pouco provável que forças estaduais ou nacionais influenciem aqui em nada. Nem do ponto de vista deleas investirem aqui, nem na possibilidade da população seguir essas lideranças.

    Já vimos de tudo em política local. Em plena guerra de PMDB (Itamar) com FHC (PSDB), aqui tivemos uma coligação, tendo como principal o PT (desafeto do PSDB), com PSDB e PMDB. Depois, gente de expressão do PT chegou a ser coordenadora da campanha do João, como a Pandolfi. O antes ferrenho defensor do Jackson-PT, ex-vereador Roberto Chaves (PSDB), veio a ser vice do João. O grupo foi só crescendo... Foi ainda o PMDB, cujo cacique, José Maurício, já havia brigado feio com lideranças do antigo PFL, do Sô Luiz Menezes. E por aí vai. Não faltam exemplos. Tudo é muito circunstancial e temporário.

    O que rege a política local não têm sido orientações superiores, tampouco ideologias. Olhe aí o PT, agora afinado com o PP, onde está o pupilo da sucessão do grupão, o Neidson.

    Se nem os políticos são fiéis às siglas, como querem que sejamos fiéis aos partidos deles?

    É por isso que nunca dei qualquer importância a legenda, a partido. Sempre olho quem é a pessoa que nos pede para confiar o voto nele.

    ResponderExcluir
  6. Ronaldo não pertence ao PDT, mas flui bem e acredito que seria bem acolhido por eles. Já a possibilidade do Ronaldo Magalhães se aproximar do Damon é, realmente, temerária para ambos.

    Ronaldo tem seus valores e é lembrado por ter feito um "bom governo", principalmente, diante do fracasso do seu sucessor. São fatos facilmente constatados nas pesquisas de opinião. Por outro lado, é lembrado por fortíssimos indícios de corrupção. Ficou super mal também depois que perdeu a queda de braços no golpe contra o PV. Problemas estes que sujam demasiadamente sua reputação.

    Damon tem nome limpo e goza de bom prestígio no eleitorado. Mas a elite formadora de opinião, mesmo que por preconceito, não deposita nele o crédito de poder vir a ser um bom gestor, por considerarem ele verde demais em administração e por não ter apresentado um grupo de apoiadores 'aptos' para administração pública.

    Assim sendo, Ronaldo Magalhães tem experiência administrativa e precisa limpar sua reputação. Do outro lado, o Damon é limpo demais e sem experiência. Parece que um pode somar ao outro, que as peças se encaixam, não?

    Acredito que não é bem assim. Uma união dessas não é tão simples, por causa dos princípios que norteiam as imagens deles. O Damon, no senso comum, figura mais como boa opção, porque foi o único a não ceder à máquina e aos "esquemas". Damon se projetou e bem como candidato do voto de protesto. Já o Ronaldo agrada bem à uma "elite" que quer continuar com, digamos, "privilégios especiais", falando com muita parcimônia e eufemismo. Benesses essas que, duvido, o Damon se interessaria de manter em detrimento de ajudar a quem mais precisa.

    Seria como misturarmos diesel com leite. Composto difícil de resultar em algo tragável e palatável. Mas política é política e nela, tudo pode acontecer...

    ResponderExcluir
  7. SUPRESA.....voltei de viagem ao antigo mundo e vejo com toda certeza que as analises são realizadas diariamente.

    1- Há conversa forte de Ronaldo retornar ao PDT, acho até que deve meia verdade, mas na realidade é quer ver o diabo e nao ficar com NEIDSON....pois o PP, que hoje ocupa cargo de confiança do vice governador, ele pensa muito nele incentivado pelo governo estadual, ainda mais que o PP esta com comissão provisoria.

    2- Murcida tem conversado via Cristiano Penido muito seriamente no PDT, pois acha que sua banana já esta gasta...engano pois o PT tem ainda 11% garantido para qualquer um que for candidato a Prefeito é o minimo.

    3- Entao o PDT com Mucida, até nao acredito em Candida, ela nao tem voto, o partido esta fraco, tentou até ajudar o Robson e ficou pior, assim Mucida seria vice de damon.

    4- Ronaldo Magalhaes, se faltar candidato vira para montar base para os companheiros do PP, vice governador,(dou um doce para quem descobrir onde fica a sala dele na cidade administrativa), vira com toda certeza até candidato.

    5- Dos Mosqueteiros que seguiam ronaldo, chiquinho e Peron foram rifados, portanto pessoa non grata, inclusive com essa sacagem de PT e PP, houve puxao de orelhas no Peron que anda até com Depressão.

    6- Nome Novo.. pode surgir, como surgiu em Barao de Cocais, João Batista, ficou 6 meses e virou prefeito, era filho de ex prefeito Wilson Alvarenga e assim chegou e uniu oposição.

    7- Se Joao Izael, pensa em ser candidato a deputado na proxima, vai fingir de morto e deixar o circo pegar fogo, ganhe quem ganhar.

    8- Reginaldo Caxito, hoje de conjunto, que tem por base o HNSD, com adversarios serio o Carlos Chagas, e nós sabemos que de onde vira os tiros.

    9- agora acho eu: Vai haver uma liderança que vira comendo por fora, ou seja será união dos que nao tiveram vez em governo, deixando a briga para um pequeno grupo.

    10 - Damon por ser candidato 2 de Prefeito e deputado deve vir com seus fieis soldados e ficaram na mesma....vai ver o cavalo passar e nao consegue montar.

    ResponderExcluir
  8. Acho o "FIM" Damon se aliar com partidos do Grupão, pois em entrevista ao jornal Vox,logo após as eleições de 2010, ele disse textualmente "se depender de um prato de comida de alguém do grupão, eu prefiro MORRER DE FOME!". Ora, o mínimo que se espera de um candidato sério é COERÊNCIA, não é mesmo? O PDT com Cândida de vice ou não, é PDT do mesmo jeito, alinhado com o Grupão. Ajuda a governar, toma decisões e, na fala do próprio Damon, NÃO são confiáveis no que diz respeito à honestidade. Ou estou ficando louco?

    ResponderExcluir
  9. E a Priscila, será que essa mulher que ja esteve nas esferas do poder em outros tempos ocupando cargos não deixou saudades? rssss... Ela não tem chance? Será que não haverá nenhuma mulher que tenha se destacado ao longo desses 12 anos de dinastia do grupão capaz de estar à altura de concorrer e derrotar os adversários? rssss. Parece que mais uma vez estaremos órfãos de ter na administração municipal a ótica feminina comandando os destinos do municipio.

    ResponderExcluir
  10. Fernando, discordo de vc sobre "as esferas nacionais e estaduais NÃO inteferirem aqui". JÁ estão interferindo!!! O Roberto Chaves, após 10 anos de Grupão diz por aí que é a grande "Renovação" (rsrsrs). Segundo ouvi dizer, ele já está em plena campanha e que a dupla Aécio/Anastasia quer lançar 200 candidatos a prefeito em 2012 para eleger pelo menos 50. Seria um trabalho visando Aécio presidente em 2014. Dizem, inclusive, que a dupla mandou o Ronaldo Magalhães para o Jequitinhonha e o Neidson "ficar quientinho" lá perto do Anadtasia para não atrapalharem o Roberto, que, inclusive já contaria com uma equipe de marketing para trabalhar sua fraca e inexpressiva imagem frente ao eleitorado.

    ResponderExcluir
  11. Na boa, será que o conselho político e de marqueting do PSDB mineiro e tão amador assim?

    Você acha mesmo que eles investiriam um centavo sem estudo e sem pesquisas sérias? Não me refiro àquela típica do Neidson que ficou registrada na história itabirana.

    Então tá. Fique aí esperando que está quase no dia do coelhinho da páscoa passar...

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.