Who's amoung us?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Afundação Cultural

Eita terrinha difícil essa Mato Dentro. Através de um desabafo da Thelma Brum postado no Opinião de Itabirano, fiquei sabendo que Nelsinho Motta esteve em Itabira. Nelsinho, como é conhecido no meio artistíco é um dos maiores nome da MPB (boa e real). Desde suas "entradas" durante a programação do Rock in Rio em 1985 na Rede Globo acompanho sua trajetória. Seja como compositor (com Lulu Santos, Erasmo Carlos, Rita Lee e outros), fez um livro espetacular sobre a biografia de Tim Maia, produziu Elis Regina e uma porrada de feras na MPB. Idealizou o programa Chico e Caetano, (assisto no canal VIVA, pela Sky) e tantos outras participações e idealizações. Pois bem, um cara, desse nível, vem a essa terrinha carcomida chamada Itabira e NINGUÉM fica sabendo. PUTZ. Não consigo entender o que se passa na cabeça desse povo da Fundação sem cultura Carlos Drumond de Andrade que não divulga um evento desses. Lógico que virão alguns e falar que "saiu na rádia". Rádio em Itabira foi legal nos tempos idos da década de 80 e 90 que não tinha tanto baboseira como propaganda de prefeitura e prefeito e programinhas de horoscópo, futebol e novela, sem levar em conta os locutores da parte manhã que do alto da sua formação acadêmica e cultural se acham os donos da verdade. Levante a mão aí quem ouve rádio em Itabira... Tenho certeza se tivessem anunciado em jornais (de verdade) cartazes em locais onde o publico que tem interesse numa palestra dessa frequenta, outdoor e outros, o público seria outro. Qualquer mer... de musica em Itabira é amplamente divulgada em Itabira, seja pagode ou uma duplinha qualquer, mas a Fundação, afundada no ostracismo, não consegue sequer divulgar alguma coisa de real qualidade. Em seu site, a agenda diz que neste dia haveria o lançamento do livro de Rogério Alvarenga na Fazenda do Pontal, conforme reprodução abaixo, quer dizer, nem o site informou tal evento.

Um povo sem cultura é fácil de ser dominado e enganado, esse pensamento é reinante em Itabira e por assim continuamos a comer capim, desde que ele esteja molhado e verdinho. A cultura em outras cidades é extremamente respeitada e são cidades com uma arrecadação extremamente inferior, mas que em seus festivais se apresentam Caetano Veloso, Zeca Baleiro, Flávio Venturini e Gal Costa. Itabira é o Pagode do Zé Mané e a dupla caipira Zé das Covi e Racha Fundo, com participação do Grupo de Funk Nois na Fita. Itabira gasta uma fortuna com os jornalecos que são pagos para divulgarem a construção de muro de arrimo, (vão construir mais três) entrega de camiseta para time de futebol e óculos para quem não tem onde morar. Gasta-se uma fortuna com sites e revista para falar que o Grupão é bão e o resto não presta, mas não se gasta um tostão para realmente informar algo que Vale a pena. Será que cultura não dá voto?? Mas vamos esperar o que?? É só assistir a "TV" Cultura, dirigida pela Fundação, orgão oficial "propagandisdico" do chefe do Grupão e perceber que não podemos esperar nada, nada, nada, nada, nada, nada.... Sabe, pensando bem, prá que divulgar eventos dessa natureza?? Ninguém sabe quem é Nelsinho Motta, acho que nem alguns da Fundação... afinal, como ele foi parar lá??... Vai uma dica minha, essa Afundação Cultural deveria trazer uma palestra com o Deputado Tiririca, integrante da comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, aí, todo esse conjunto de indicados políticos pelo Grupão que infestam essa Afundação se assentam em volta do Nobre Deputado, tiram fotos e mostram para todos da imprensa o nivelamento (deles) intelectual e cultural com o pomposo Deputado.

NOTA: Creio na qualidade de muitos profissionais que trabalham arduamente na Fundação e conheço muitos, que são integrados à causa e com bom nível de conhecimento da cultura Itabirana, de Minas e do Brasil. Pessoas sérias e de excelente vontade em fazer o melhor e os admiro. Mas reconheço também a turma nefasta e politiqueira que enoja os que ali trabalham sério. Tomara que a carapuça sirva, fico feliz!!!

4 comentários:

  1. Tá falado Tonny!

    Quanto ao Tiririca, tem um programa da TV digno de recebê-lo para uma entrevista. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Tony, deixa eu explicar o que aconteceu... Pasme-se (se ainda for capaz de duvidar de alguma manipulação de informação dessa Prefeitura – e essa só irá chocá-lo, como a mim, e comprovar a falta de compromisso desse governo com sua população)!
    A palestra proferida por Nelson Motta faz parte do Projeto “Grandes Escritores”, este ano patrocinado pela “ALE” e cuja cidade de Itabira foi contemplada.
    Pelo pouco que vi, tal projeto é sensacional. É uma iniciativa, que oferece palestras gratuitas de renomados escritores para promover a leitura nos municípios e vai percorrer, em Minas Gerais, os municípios de Pouso Alegre, Lavras, Oliveira, Itabira, Sete Lagoas e Pará de Minas.
    E, não sei porque cargas d’água, por incrível que pareça, não foi a Fundação Cultural a responsável pelo seu acolhimento e divulgação. Quem está com esse encargo é a SME (Secretaria Municipal de Educação).
    Como acontece (o que nós todos já sabemos), a divulgação está sendo feita “à boca pequena”, como mais um feito dessa gloriosa administração, para os “inocentes de plantão” da seguinte forma: “MAIS UMA AÇÃO DA ‘SME’ em seu trabalho árduo na ‘capacitação de seus profissionais’. Ela, como grande promotora na elevação blá, blá, blá... está oferecendo aos seus ‘comandados’, através de ‘convocações’, capacitação continuada blá, blá, blá...!
    Tradução: Esse projeto bem intencionado, planejado, já patrocinado e dirigido (e que deveria ser aproveitado por toda população itabirana) está sendo utilizado por um dos órgãos da prefeitura de forma errônea.
    Assim sendo, aproveito desse comentário para fazer a devida divulgação (vide endereços abaixo):
    http://www.blogdaale.com.br/?tag=ale-grandes-escritores
    http://www.rodrigodecastro.com/2010/12/programa-ale-grandes-escritores-promove-a-distribuicao-de-livros-em-diversas-cidades-mineiras/
    http://www.livroparavoar.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou viajando, agradeço muito suas explicações e quando retornar publicarei minhas considerações... Mas já posso adiantar... quem mer... heim????

    ResponderExcluir
  4. Enquanto isso em Itabira city do bem viver, mais um show é cancelado em menos de um mês. Desta vez foi o do "Belo", com direito a quebradeira no parque de exposições após revolta de pessoas que aguardavam o show. Segundo o site, cerca de 4 mil pessoas aguardavam. Matéria:
    http://www.atilalemos.com.br/pg.php?cat=policia&&id=3270
    Vídeo da PM anunciando o cancelamento: http://www.atilalemos.com.br/videos_aberto.php?cat=videos&&id=3272

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.